17 de março de 2010

Jovens empreendedores: Caio Pires, o mais novo cabeleireiro de Ourinhos

Está cada vez mais comum encontrar em diversas áreas, adolescentes e jovens em cargos de chefia e com grandes responsabilidades. Atualmente, mesmo com pouca idade podemos entrar em diversos estabelecimentos, cujo proprietário tem entre 14 e 25 anos, e em Ourinhos não é diferente.


Há duas semanas, a reportagem do JD pode acompanhar um pouco do trabalho de Caio Augusto Rios Conforti Pires, de apenas 16 anos. O garoto de cabelos e olhos claros é filho de Vânia e Pedrinho, donos do famoso salão Pedrinho Cabeleireiros.

Com espontaneidade, o adolescente relatou como surgiu a paixão pela profissão e contou que foi influenciado pelos pais. “Comecei aos nove anos cortando o cabelo do meu pai”, afirmou Caio, ao destacar que devido o dom que possui em relação aos cortes, Pedrinho foi seu maior aliado “a parte de corte chega a ser mais fácil do que a de química. Isso para mim, pois acho que é um dom”.

Ao ser perguntado se sofreu preconceito devido o caminho que escolheu, o jovem afirmou que a discriminação e as brincadeiras de mau-gosto ocorreram na infância. “Existe preconceito, mas comigo não. Tinha mais quando eu era pequeno com sete ou oito anos. O pessoal me ‘zuava’ por causa do meu pai, mas agora não”, frisou.

Ao ser questionado se devido a pouca idade encontra resistência e desconfiança em suas clientes, Caio é enfático: “no começo as clientes confiam e ficam com um ‘pé atrás’, mas depois voltam. Estou criando uma boa clientela”.

O menino, que em breve deverá tentar uma vaga nas Universidades ainda não sabe ao certo qual carreira seguir, porém deixa claro que a profissão que exerce atualmente irá influenciar na decisão.

Primeiros Passos

“Meu primeiro curso, fiz com 11 para 12 anos na Hair Brasil, em São Paulo”, contou o garoto, que juntamente com a família vai ao evento todos os anos. Depois de participar do curso na capital paulista, o menino conheceu a maior feira do segmento na América Latina, a Beauty Fair, que em apenas três dias chega a atrair cerca de dois milhões de pessoas.

“Com 13 anos fui convidado especial e o mais jovem de um congresso da Alfa Parf. Depois fui para o Canadá e fiz curso na Avola College of Hair Styling & Esthetics, durante três dias”, destacou Caio, que participou de cursos em Miami e Orlando, na Flórida.

Ao retornar ao Brasil, o mais novo profissional ourinhense embarcou em um navio. “Lá tive curso de visagismo, com Philip Hallawell e com o Esteban O. Tejada, além do Mauro Freire que desenvolveu uma linha de shampoos para a Seda e fui homenageado pelo proprietário da Lowell e pelo apresentador Amaury Jr. com uma entrevista em seu programa, como cabeleireiro mais novo da Feira”, contou com orgulho.

Dicas

“Em relação à coloração sempre procurar o mais natural possível, que são todas mexas mais finas, pois não se usam mais aquelas grossas. É uma coisa para não dar aquele aspecto de que a pessoa pintou os cabelos. Isso não usa mais”, afirmou Caio.

“Em termos de corte, tem que ser uma coisa muito desigual, nada reto, para dar movimento, e para ficar prático para se arrumar diariamente”, informou.

Além dos toques para quem procura um novo visual, o jovem também aconselhou àqueles que não sabem qual rumo dar à vida e que por algum motivo não auxiliam nas atividades exercidas por seus responsáveis.

“Tem um negócio pronto e vai pegar e jogar aquilo no lixo? Acho que se você quer fazer outra coisa, procure aprender a profissão dos pais primeiro e depois veja o que quer fazer, ao menos você tem uma profissão garantida”, finalizou

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial